SOCIEDADE PORTUGUESA DE OVINOTECNIA E CAPRINOTECNIA
Recursos Genéticos -  Ovinos
Saloia - Padrão da Raça


Aspecto Geral estatura mediana; esqueleto bem desenvolvido, regularmente musculado; de cor branca e aptidão predominantemente leiteira.
Pele, Velo e Lã  Pele fina, elástica e untuosa, pigmentada nas partes deslanadas (orelhas, chanfro, face e extremidades dos membros), variando a pigmentação desde o castanho escuro ao castanho claro, por vezes pardo, e apresentando ou não malhas. Velo de lã branca, por vezes com pigmentação amarelada, com madeixas quadradas ou cilíndricas, com muito sugo e sem pêlos cabrios; a lã é fina e frisada.
Cabeça mediana, de forma piramidal, deslanada; fronte estreita, plana ou ligeiramente convexa; olhos grandes; face comprida e estreita e de forma triangular; chanfro recto ou ligeiramente convexo; orelhas médias, horizontais ou ligeiramente descaídas; machos com cornos fortes e espiralados e fêmeas sem ou com cornos finos e em forma de foice, em qualquer dos casos de secção triangular, mais vincada no macho.
Tronco pescoço de comprimento médio, com barbela; garrote pouco saliente; costelas pouco arqueadas; garupa ligeiramente descaída; ventre volumoso; úbere bem desenvolvido, de forma globulosa ou em fundo de saco, de pele elástica, sulco mediano evidente e tetos de tamanho irregular.
Membros vigorosos, bem proporcionados, de tamanho médio, deslanados desde um pouco acima dos joelhos e curvilhões.
Peso vivo adulto Fêmeas: 40 - 50 kg; Machos: 50 - 70  kg.

 
 
 

 


[ Saloia ]   [ História ]   [ Padrão da Raça ]   [ Característica Produtivas ]

Sociedade Portuguesa de Ovinotecnia e Caprinotecnia