Origem e HistóriaO Ovino Churro é das raças mais primitivas da Peninsula Ibérica. Os caracteres ancestrais que manifesta e a diferencia de outras raças são:
- Conformação
- Temperamento
- Rusticidade.As características lanares, alguma pigmentação periférica e aptidão leiteira, denunciam na sua representação ancestral o Ovis Aries Studery.
Distribuição Geográfica
A raça Mondegueira tem o seu solar na região da Beira Alta mais concretamente na área do Alto Mondego.
Devido á politica de fomento pecuário, que favoreceu a raça Bordaleira e cruzamentos efectuados com raças exóticas em detrimento da raça Mondegueira, com a finalidade de aumentar a produção leiteira, não é de estranhar que o ovino Mondegueiro tenha vindo até a algum tempo atrás a diminuir de número, no seu solar – Fornos de Algodres, Trancoso, Celorico da Beira, Guarda e Pinhel.
Há a salientar no entanto, o alargamento da área onde se passaram a poder encontrar ovinos desta raça, tendo-se esta estendido sobretudo para concelhos a Norte do seu solar, substituindo ou influenciando os churros aí explorados, sentindo-se esta influencia principalmente sobre os badanos ( Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Moncorvo) onde se pode verificar o efeito melhorador obtido na produção leiteira.
Nos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão e Castelo Branco, existem rebanhos de ovinos Mondegueiros consideráveis.Até algum tempo atrás, devido à não existência de qualquer acção de melhoramento sobre este grupo étnico, a selecção dos animais estava sujeito ao critério dos criadores o que levava a uma diversidade enorme principalmente do fenotipo da raça.
Hoje pertende-se inverter este estado de coisas, recorrendo-se para tal a um programa de melhoramento da raça. Melhoramento este que está a ser efectuado por uma associação de produtores de ovinos, sendo o efectivo actual da ordem das 7000 cabeças, das quais 3200 estão inscritas no livro da raça.
António Mendes dos Santos,1997/98. Colectânia SPOC volume 8 Nº 1, pp 135.
|