SOCIEDADE PORTUGUESA DE OVINOTECNIA E CAPRINOTECNIA
Recursos Genéticos -  Ovinos
Churra Galega Mirandesa - Padrão da Raça


Aspecto Geral pequena estatura e reduzida corpulência, de cor branca ou, menos frequente, preta. (distingue-se da Bragançana pela sua menor estatura e pelo seu velo mais comprido e extenso que cobre o bordo inferior do pescoço, o peitoral, o cilhadouro e a barriga)
Pele, Velo e Lã Pele fina e untuosa, branca ou amarelada. Velo extenso e relativamente pesado; constituído por madeixas compridas e pontiagudas; cobre quase todo o corpo, deixando apenas a descoberto a cabeça e as extremidades livres.
Cabeça em geral comprida, afilada, de perfil craniano subconvexo e deslanada; sem cornos nas fêmeas, os quais são frequentes nos machos, com forma espiralada e de secção triangular; olhos de tamanho médio e circundados por manchas pigmentadas de castanho escuro ou preto, nos indivíduos brancos, e brancas nos indivíduos pretos, distribuição pigmentar que se observa igualmente nas orelhas e lábios. 
Pescoço de má ligação ao tronco; comprimento médio mas pouco largo; coberto de lã em toda a sua superfície.
Tronco pouco volumoso e estreito; costelas pouco arqueadas; garrote pouco saliente e espáduas achatadas; garupa um tanto curta e descaída, revelando fracas massas musculares; cauda comprida.
Úbere globoso, com tetos bem implantados
Membros curtos, mas fortes, frequentemente pigmentados, assim como as unhas, que são rijas e de tamanho médio; deslanados nas extremidades livres. 
Peso vivo adulto Fêmeas: 30-35 kg; Machos: 40- 45 kg.

 
 
 

 


[ Churra Galega Mirandesa ]   [ História ]   [ Padrão da Raça ]   [ Característica Produtivas ]

Sociedade Portuguesa de Ovinotecnia e Caprinotecnia