SOCIEDADE PORTUGUESA DE OVINOTECNIA E CAPRINOTECNIA
Recursos Genéticos -  Ovinos
Churro do Campo - Padrão da Raça


Aspecto Geral Estatura pequena e de cor branca.
Pele, Velo e Lã Pele fina, untuosa e elástica, de cor branca ou ligeiramente amarelada.Velo – relativamente extenso, só não cobrindo parte da cabeça e a extremidade livre dos membros, quase chega ao solo na época da tosquia; não muito tochado, com madeixas compridas e apinceladas.
Cabeça Cabeça pequena, deslanada, mas com lã na fronte (popa) e ganachas, perfis craniano e do chanfro rectos, preferencialmente sem cornos nas fêmeas e frequentes nos machos, fortes e espiralados, de secção triangular, olhos grandes; orelhas curtas e horizontais, zonas deslanadas com pigmentação castanha mais ou menos carregada.
Pescoço Pescoço curto, bem recoberto de lá, podendo apresentar uma ligeira barbela.
Tronco Tronco pouco volumoso; linhas dorso-lombar mais ou menos horizontal; peito estreito, com as costelas pouco arqueadas; dorso e rins curtos e de reduzida largura; garupa de pequenas dimensões e ligeiramente descaída: barriga revestida de lã.
Úbere Úbere com volume e largura médios; tetos curtos mas bem inseridos.
Membros Membros curtos, finos mas fortes, com unhas rijas; em geral pigmentados de castanho nas zonas deslanadas a partir dos joelhos ou dos curvilhões ou um pouco mais acima.
Peso vivo adulto Fêmeas: 25 a 30 kg; Machos: 35 a 40  kg.

 
 
 

 


[ Merino da Beira Baixa ]   [ História ]   [ Padrão da Raça ]   [ Característica Produtivas ]

Sociedade Portuguesa de Ovinotecnia e Caprinotecnia