SOCIEDADE PORTUGUESA DE OVINOTECNIA E CAPRINOTECNIA
Recursos Genéticos -  Caprinos
Cabra Algarvia - História
 
Para Marcelino Sobral « a raça sem dúvida uma das melhores de que dispomos, formou-se depois de 1870 á custa da cabra charnequeira algarvia e da alpina espanhola, tendo herdado desta a pelagem policromada e o grande potencial leiteiro ».
Simplicio Barreto Magro refere que « são animais provenientes do cruzamento do charnequeiro do Algarve com animais importados de Marrocos há mais de um século, que teriam recebido mais recentemente, a influência da cabra Serrana andaluza e mais provavelmente da raça alpina espanhola ».

Fenotipicamente bem definida , esta raça distingue-se das restantes etnias existentes no País.  Apresentam pêlo curto de cor branca , com pêlos de vários tons de castanho ou pretos disseminados irregularmente ou agrupados em malhas bem definidas. São animais relativamente corpulentos, com peso vivo de 40-50 Kg para as fêmeas e de 60 a 80 kg para os machos. O peso médio ao nascimento é de 2,4 kg para as fêmeas e de 2,6 Kg para os machos .

O numero total está estimado em cerca de 12000 adultos ,dos quais 10000 se situam na Região do Algarve. O solar da Raça situa-se na zona serrana e barrocal,  predominando no Nordeste Algarvio.

Trata-se de uma Raça de aptidão mista Leite / Carne, que apresenta alta prolificidade com 75% de partos duplos e 6% de partos triplos .

Com inicio em 1992, os trabalhos do Registo Zootécnico tem-se distribuído por 105 rebanhos, dos quais 98 situam-se no Algarve , estando os restantes 7 distribuídos pelo Baixo e Alto Alentejo.Durante o ano de1999 procedeu-se ao registo de 1914 fêmeas e de 160 machos no livro de nascimentos. Até á presente data foram registadas 4700 fêmeas e 230 machos  no livro de Registo definitivo.

ANCRAAL, 2000


[ Cabra Algarvia ]   [ História ]   [ Padrão da Raça ]   [ Característica Produtivas ]

Sociedade Portuguesa de Ovinotecnia e Caprinotecnia